quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Depoimento de Dom Orani Tempesta

Dom Orani Tempesta
(No dia do sepultamento de Pe. Ângelo, 8/12/2000, Dom Orani, Bispo de São José do Rio Preto, presidiu a celebração da missa e teceu o elogio fúnebre.)
“Na Província e na Congregação, Pe. Ângelo deixa recordações muito vivas de sua singular personalidade: zelo apostólico, dedicação incansável à missão, espiritualidade quase monástica, atenção pelos pobres, pobreza e simplicidade de vida, além de uma existência quase exagerada de estar sempre a serviço dos outros, dia e noite.
Devemos concluir que o Pe. Ângelo foi um dom de Deus para a congregação comboniana e para a Igreja, um homem inteiro, sem eivas, missionário convicto até os ossos, chegando ao serviço de Deus e dos homens, percorrendo um caminho cheio de cruzes físicas e morais, mas também de alegrias apostólicas íntimas.
Seu entusiasmo contagiou gerações de combonianos e fez tanto bem aos fiéis entre os quais passou. Os motores que impulsionaram sua atividade foram as duas grandes devoções aos SS. Corações de Jesus e Maria. Seu exemplo é certamente um estímulo e incentivo para todos.”
In Maria do Socorro Coelho Cabral. Op cit, pp. 91 e 92.
Dom Orani escreveu também:
“Padre Ângelo possuía o espírito Missionário como uma  segunda natureza, e, até o final da vida, a ânsia de anunciar a Boa Nova, o levou a ir aos doentes, presos, pobres e estar disponível a serviço da Igreja, onde e como quer que necessitasse.
Feliz família de Comboni que pode entregar um fruto assim maduro nos braços do Pai!
A Diocese de Rio Preto agradece a Deus por ter testemunhado os seus últimos anos de vida entre nós e poder guardar, qual semente preciosa lançada à terra, os seus restos mortais, na confiança de brotar para toda a Diocese o espírito missionário que contagie a todos no alvorecer do novo milênio cristão!”

In  “santinho-recordação” Pe. Ângelo La Salandra, 7/12/2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário